Esse carregador baseado no circuito integrado LM317, regulador de tensão ajustável, fornece até 5 amperes para carregar uma bateria de carro.
Essa mais alta corrente é conseguida com os transistores de potência em paralelo com o regulador. O ajuste da corrente de carga é feito através do potenciômetro P1. No inicio corrente alta de carga que vai diminuindo conforme a bateria vai sendo carregada até completar a tensão nominal. Ele usa um amperímetro e um voltímetro para monitorar a corrente e a tensão de carga. A saída é protegida por um fusível de 4 A.
É indispensável o uso de uma ventoinha AC para fazer a refrigeração do circuito. O diodo na saída pode ser qualquer um que suporte 5A de corrente e que possa ser montado num dissipador de calor.
O trafo é de 16+16x 5A.
Eu tenho um protótipo montado e funcionando.
É indispensável o uso de uma ventoinha AC para fazer a refrigeração do circuito. O diodo na saída pode ser qualquer um que suporte 5A de corrente e que possa ser montado num dissipador de calor.
O trafo é de 16+16x 5A.
Eu tenho um protótipo montado e funcionando.
|
Parte de controle do carregador para ser ligado na etapa de potência |
|
Placa de circuito para ser ligada por fios a parte de potência |
|
2 comentários:
ola toni muito interessante esse projecto .
tem como ligar um trafo sem tap central nessa placa?
obrigado
fico aguardando resposta sua abraço
Postar um comentário